Preparação da candidatura de Cabo Verde ao Reconhecimento da Praia de Santa Maria, Ilha do Sal, com a Bandeira Azul

A Agência Marítima e Portuária marcou presença no encontro de trabalho no âmbito do Processo de Reconhecimento da Praia de Santa Maria, Ilha do Sal, com a Bandeira Azul

O encontro promovido pela Câmara Municipal do Sal em parceria com a Câmara de Turismo de Cabo Verde, juntou diversas instituições numa reunião cujo objetivo era dar os primeiros passos para preparar a candidatura de Cabo Verde ao Reconhecimento da Praia de Santa Maria, Ilha do Sal, com a Bandeira Azul, sendo umas das principais recomendações foi o de submeter as Autoridades competentes a manifestação do interesse do país a candidatura a bandeira azul.

A AMP foi representada no encontro pelo Presidente do Conselho de Administração, António Cruz Lopes e o Capitão dos Portos de Barlavento, António Duarte Monteiro.

O Cmdt. Cruz Lopes referiu que da reunião saiu orientações claras para constituição e organização do órgão consultivo e o órgão executivo que serão os responsáveis para preparar todo o processo.

Já o Presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes afirmou que as instituições estão a organizar-se em termos de estrutura e traçar um plano de ação com vista a criação de condições importantes tidos como requisito para a candidatura.

A Praia de Santa Maria será a primeira praia do país a ser submetida ao processo internacional de certificação para a obtenção da Bandeira Azul. Além da obtenção da bandeira azul, Cabo Verde também pretende também legislar a certificação de atribuição de estrelas aos hotéis do país, de acordo com parâmetros internacionais.

A Bandeira Azul é uma distinção atribuída pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE) a praias e marinas que cumprem um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestruturas de apoio. As praias ou marinas distinguidas recebem a Bandeira oferecida FEE durante a época balnear, representando assim um selo de garantia e qualidade.